Falando da avaliação de desempenho

Hoje é de fundamental importância a avaliação de desempenho dentro das organizações. É por meio dela que se consegue identificar os conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas.

É um trabalho que se for bem estruturado vai levar grandes vantagens para a empresa colaboradora.

É importante lembrar que para fazer essa avaliação é necessário usar todas as ferramentas disponíveis, para o bom andamento da mesma, sem esquecer que tem de ser feita com muita cautela, responsabilidade e transparência para se obter um resultado satisfatório. Avaliar pessoas não é uma tarefa fácil, é por isso que o avaliador precisa estar preparando para que não haja “atropelamento” no processo. Outro ponto importante é apresentar para os avaliados a razão para essa avaliação e os benefícios que vai trazer. E dessa forma vai se conseguir incentivar, motivar e ao mesmo tempo acabar com as desconfianças que ficam quando se fala em lidar com pessoas. Outra informação que não deve ser descartada. É que tem de dar condições para que os avaliados se sintam bem confiantes na hora de mostrar o que tem de positivo. Outro ponto é que os avaliados precisam estar bem atentos para corrigir a tempo as falhas que vão surgir, e também ter argumentos para diminuir algumas resistências que com certeza surgirão.

O objetivo da avaliação de desempenho é fazer com que cada colaborador possa mostrar o seu potencial, onde pode chegar e contribuir para seu crescimento profissional, e o crescimento da organização.