Ficou mais fácil mandar arquivos online

Hoje em dia, uma grande parte do que fazemos e temos é de natureza virtual, de fotos digitais armazenadas em cartões de memória a arquivos de música e filmes nos discos rígidos dos nossos computadores. Às vezes, isso pode gerar mais dificuldades na hora de compartilharmos experiências com os outros, como faríamos com objetos físicos no passado, mas há sempre uma maneira de enviar arquivos facilmente quando se usa o software de mensagens certo.

Antes, compartilhar arquivos online era, muitas vezes, uma tarefa complicada e que demandava tempo, e que normalmente envolvia anexos em e-mails. Entretanto, ocorria que às vezes o arquivo que você queria enviar era pesado demais para um e-mail, ou o tempo de upload gerava atrasos na entrega do arquivo para o destinatário. Alguns tipos de arquivos talvez nem fossem reconhecidos pelo serviço de e-mail.

Outro método usado para compartilhar arquivos exigia o upload de um site de hospedagem (host) – uma galeria de imagens ou outro website – e a cópia do link para que você e seus contatos pudessem acessá-lo. Porém, isso também muitas vezes podia ser pouco prático, especialmente quando você tinha vários arquivos diferentes que queria compartilhar com certas pessoas mas queria evitar colocá-los em uma página sem segurança, à qual potencialmente qualquer pessoa teria acesso.

Agora, quando você fala com alguém usando um software de chamadas de voz ou com vídeo, compartilhar arquivos é uma das muitas opções disponíveis para complementar a sua conversa. Se você estiver falando sobre as férias que tirou recentemente, pode mandar instantaneamente fotos dos lugares que está mencionando, de forma que todas as pessoas envolvidas na conversa possam entender melhor. Da mesma forma, se alguém pedir um documento, como uma receita, uma tarefa escolar ou um relatório do trabalho, basta que você o localize no computador e mande o arquivo, como faria em um e-mail – só que assim você pode ter a certeza de que seu contato recebeu o documento.

Este tipo de compartilhamento de arquivos não é apenas algo muito bom para uso pessoal, mas pode também representar um grande benefício para empresas, muitas das quais agora estão usando mensagens de texto e software de chamadas online para se comunicarem interna e externamente. Ao invés de ter que olhar e-mails em intervalos curtos para ver se um arquivo importante foi enviado, você só tem que enviar uma mensagem de chat ou fazer uma chamada para um colega a fim de lembrá-lo, e ele pode mandar o documento ou apresentação para você imediatamente.