Formas de prevenção de pragas urbanas: 7 formas

Introdução

ANÚNCIO

Nesse artigo vamos falar sobre 7 formas de prevenir pragas com pequenas atitudes e receitas caseiras. São dicas rápidas mas que te ajudam muito a manter a higiene em casa. Lembre-se que ficar livre de pragas é uma questão de higiene e saúde pra você e para sua família.Eu me lembro que quando criança meu pai e minha mãe ficavam preocupados sempre que chovia, pois morávamos em uma casa com fossa e no período de chuvas as baratas subiam pelo encanamento e invadiam os banheiros de casa. E invadiam literalmente! Chegava ao ponto de entrarmos no banheiro e ter mais de 30 baratas andando por lá! Tínhamos que colocar um pano em baixo da porta pra evitar que elas passassem pro restante da casa.

Então deixa eu dar as dicas pra que esse tipo de coisa nunca aconteça com você! Certamente se eu soubesse dessas coisas antes eu e minha família nunca teríamos passado por aqueles sufocos.

ANÚNCIO
As prevenções
1º Prevenção - Cuidados Gerais
A limpeza e organização são essenciais. Evite deixar a louça suja na pia e comer nos quartos.
Pragas urbanas dependem do homem pra viver, pois nós sempre lhes oferecemos 3 coisas: abrigo, água e comida, tudo o que a gente tem em casa através locais úmidos, do esgoto ou dos restos e do lixo.Outra questão importante em casa é tapar frestas pra evitar a entrada de formigas e outros insetos. Lembre-se de fazer isso em interruptores e tomadas, portas e janelas. Por esses locais os insetos costumam passar. 

Para evitar aquelas pequenas moscas de banheiro o ideal é ter ralos que abrem e fecham e abri-los apenas na hora do banho.

2º Prevenção - Atenção com a Sazonalidade

É normal esquecermos das pragas quando não estamos vendo que elas estão lá, mas não se deve esquecer que é importante a dedetização preventiva, especialmente em cidades que passam por longos períodos de seca. No calor e chuvas as pragas ficam mais evidentes. Cuidados preventivos evitam sustos quando chega o fim de ano com o calor e as chuvas.

ANÚNCIO
3º Prevenção - Armários de alimentos, dispensas e lixeiras

Tome o cuidado de manter alimentos em locais altos. Evite usar fruteiras que deixe os alimentos próximos do chão. O melhor é deixar tudo dentro de armários fechados, sem frestas e sem umidade pra dificultar a entrada de insetos.Não compre lixeiras que não tem um bom encaixe da tampa e prefira as de fechamento automático. Se as lixeiras estão bem fechadas elas não atraem insetos.

4º Prevenção - Prevenção contra dengue:
Todo mundo sabe que não se deve deixar água paradas, certo? E outra dica legal é usar a borra de café nos vasos de plantas. Não é uma solução definitiva e nem te deixa totalmente livre do perigo, mas ajuda a afastar o mosquito.
5º Prevenção - Afastando Baratas

Uma curiosidade sobre baratas é que elas dormem e costumam acordar 4 horas depois que não há mais luz. Por isso você costuma encontrá-las na hora de fazer aquele lanche da madrugada, ou quando chega tarde em casa.Deixar a luz acesa não ajuda a eliminar ou controlar as terríveis baratas, mas te livra dos sustos quando você sabe que sua casa está infestada para naqueles dias que você chega tarde em casa.

6º Prevenção - Repelentes e Repelentes Caseiros

Existem várias receitas caseiras pra afastar insetos, e grande parte funciona mesmo.

A velas de Citronela ou de Andiroba são uma ótima dica, afastam todo tipo de insetos, e são muito bons pros dias em que você está com pernilongos em casa.

Existem ainda algumas plantas que afastam insetos e que são muito comuns em casa, por exemplo o cravo da índia, folhas de louro e a já citada citronela.

Na internet circula uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo de bebê. De uma procurada e você vai encontrar ótimas receitas.

7º Prevenção - Uso de venenos vendidos ao consumidor

Sprays de mercado não tem efeito longo (não atua por vários dias) e você acaba inalando enquanto aplica, o que te faz mal mesmo que não tenha cheiro. Por não ter efeito longo eles não são indicados pra prevenção.Há a opção do gel que é vendido nos mercados. Ele tem menor efetividade que o gel profissional, seca mais rápido, não tem o mesmo efeito em cadeia e a atratividade é menor pois são produtos de linhas mais baratas, mas são uma opção pra quem quer se prevenir.

Agora, lembre-se de que há uma reserva de mercado para produtos profissionais que são vendidos apenas para empresas especializadas. Linhas profissionais tem resultados muito melhores e esses sim garantem a eliminação das pragas.

Conclusão

Todas essas dicas são uteis e servem como soluções temporárias para o controle de pragas, mas como você pode perceber, todas elas custam tempo e dinheiro e ainda podem exigir algum grau de experiência pra aplicação.Quando colocamos na ponta do lápis um serviço de dedetização acaba saindo muito mais em conta do que comprar ou produzir repelentes, manter luzes acesas, comprar velas, se expor a venenos em spray comprados em mercados e etc.

Nem sempre a prevenção caseira é suficiente, e é nessa hora que você precisa de um profissional.

Agradecimentos
Se você gostou desse artigo, por favor, cadastre-se no site da Brasil Dedetizadora para receber nosso contato e e-mails com novidades.
Equipe Brasil Dedetizadora