Mídias Sociais: 7 dicas para sua Fan Page obter sucesso

O Facebook está entre as melhores (se não a melhor) mídias sociais para a realização do marketing digital. Com a opção de criar uma Fan Page, as empresas podem se relacionar com seu público de uma forma mais dinâmica e pessoal.

Antes de qualquer dica, é importante saber que o mural da sua Fan Page não é o lugar apropriado para você divulgar preços de seus produtos e tentar vendê-los. Você deve criar um relacionamento com seus clientes sem ‘forçá-los’ a adquirir seu produto, com o tempo, esta atitude vai gerar naturalmente um aumento nas visitas ao seu site e conseqüentemente nas vendas.

É claro que divulgar lançamento de produtos ou serviço é válido, mas você precisa primeiro conhecer seus ‘fãs’ para realizar isso de forma inteligente e estratégica.

É importante que a sua empresa saiba o que fazer neste ambiente, de que forma utilizá-lo para obter o sucesso e não transformar sua Fan Page em um fiasco.

Segue algumas dicas básicas para você usar da melhor forma possível esta ferramenta!

1 – Defina o que pretende com a sua Fan Page

É importante estar no facebook, mas tenha calma. Muitas empresas desesperadas criam páginas com sua marca e lá começam a jogar uma diversidade enorme de conteúdo.

Lançamentos, preços, opiniões, dicas, atendimento e etc.

É importante definir antes o que pretende com a sua página no facebook. O que você quer com ela? Ouvir a opinião dos consumidores? Trocar informações? Divertir e atrair novos consumidores?

Você precisa escolher qual caminho pretende seguir para que a sua Fan Page não vire apenas um amontoado de coisas, criar um estilo, uma ‘personalidade’ para sua Fan Page. Você até pode querer várias coisas, mas precisa de organização.

2 – Planeje

Apesar de parecer uma área simples e descontraída, uma Fan Page também precisa de planejamento para funcionar. O mesmo cuidado e trabalho que sua empresa desempenha com planejamento de campanhas em outros meios deve ser utilizado também em sua Fan Page para que possa produzir os melhores resultados.

É impossível prever como o ‘curtidor’ irá agir dentro da sua Fan Page, por isso se faz tão necessário um planejamento adequado e detalhado passo-a-passo de uma campanha que será realizada neste universo. Desta forma, apesar de não ‘prever’ qual atitude os participantes da sua página terão, você consegue guiá-los a fim de obter os resultados esperados pela sua empresa. Estabeleça metas e estratégias.

3 – Saiba quem são seus fãs

Nem sempre seu fã é aquele que está cadastrado em sua loja virtual e compra seus produtos. Grande parte dos ‘fãs’ são pessoas que talvez ainda nem conheçam seu produto e passaram a conhecer por conta da disseminação da informação nas redes sociais. Por isso, é importante que você saiba quem são as pessoas que participam da sua Fan Page, com ferramentas disponíveis no próprio facebook, você fica sabendo a faixa etária e a localização entre outros detalhes dos fãs. Detalhes que podem ajudá-lo na hora de realizar uma campanha nas redes sociais.

4 – Fidelize

Não basta realizar campanhas para atrair um grande número de fãs e não manter um relacionamento contínuo com eles. Motivar seu público constantemente é peça fundamental nas mídias sociais. Pense e encontre motivos para estas duas perguntas:

Porque uma pessoa deve curtir sua Fan Page?

E depois,

Porque esta pessoa deve continuar fazendo parte da sua Fan Page?

Você precisa manter seu conteúdo sempre atualizado e sempre que possível realizar campanhas de incentivo. Muitas empresas conquistam um grande número de fãs da noite para o dia com alguma campanha e depois acabam se esquecendo deles, portanto, mais importante do que o número de fãs em sua Fan Page, é preciso observar quantas pessoas estão falando sobre sua empresa/marca.

5 – Seja uma pessoa ou um personagem, mas nunca uma máquina

As mídias sociais foram criadas para as pessoas se relacionarem. O consumidor que vai fazer parte da sua Fan Page é uma pessoa com sentimentos e desejos. Responda os comentários e questionamentos deles também como um ser que pensa e sente e não como uma máquina.

Quando um consumidor utilizar sua Fan Page para solicitar ajuda:

Perceba a maneira como ele se dirige a você e qual a necessidade dele, demonstre interesse em ajudá-lo e faça isso o mais rápido possível. O atendimento personalizado e humano é muito valorizado pelos consumidores e pode ajudar a criar/manter a boa imagem da sua empresa. Mesmo que você não queira utilizar a Fan Page para o SAC, por exemplo, responda-o direcionando para o local apropriado para isso.

6 – Produzir conteúdo relevante e interessante

Não utilize sua Fan Page apenas para depositar imagens e vídeos, nem viva de compartilhar. É claro que é válido aproveitar algumas imagens ou vídeos que estão sendo bem visualizadas no momento e entrar na onda, mas, a criação do conteúdo é de suma importância.

Escreva sobre seu segmento coisas interessantes e novos pontos de vista. Incentive discussões positivas entre seus consumidores. Esteja sempre atento ao que acontece no mundo e nas redes sociais e procure inserir estas novidades dentro dos seus posts.

Vale lembrar também que “quantidade não é qualidade”, produza conteúdo relevante de acordo com um planejamento. Defina a quantidade de postagens úteis por semana e vá adaptando este planejamento de acordo com a necessidade e o crescimento da página, levando em conta o .

7 – Mensure os resultados

É importante saber como seus fãs estão reagindo as suas campanhas. Antes, durante e depois de cada uma delas, mensure os resultados, existem vários programas para produzir métricas e é a única forma de saber o que foi válido ou não em seu planejamento.

Agora, mãos a obra e boa sorte!