Uso Inteligente das Redes Sociais

Nos últimos anos houve um forte crescimento na venda de computadores, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas, em 2010 eram 78,2 milhões de computadores no país, e devendo chegar a 100 milhões agora em 2012. Some-se a isso a expansão que vem ocorrendo também no acesso à internet, com investimentos do governo para popularizar a banda larga, inclusive com iniciativas de diversos órgãos em disponibilizar acesso gratuito a rede através de sistemas sem fio (Wi-Fi), como o caso do projeto Cidade Digital em Feira de Santana e em outros semelhantes espalhados pelo Brasil inteiro.

Toda essa estrutura e mudança de paradigmas têm feito com que mais pessoas entrem para o chamado “mundo digital” e juntamente para as tão disseminadas redes sociais, são dezenas delas; Orkut, Facebook, Google+, Twitter, etc.

O que colocamos nelas toma proporções imensuráveis. Uma foto comprometedora, um comentário mal feito, uma informação equivocada, enfim, tudo é motivo para ameaçar a sua reputação pessoal e principalmente profissional. Nesse contexto, é importante sabermos utilizar a ferramenta de forma adequada, para que não comprometa o esforço de se construir uma imagem e reputação profissional que seja projetada para a sociedade e empresas.

Algumas dicas a seguir para na fazer feio na rede;

  • Coloque nas redes sociais somente aquilo que você falaria em público, ainda que tenha um perfil profissional e outro pessoal.
  • Não comente assuntos do trabalho (empresa, chefe, colegas), nem faça criticas por maio desses espaços.
  • Fique de olho também nas redes de seus amigos, pois eles podem postar fotos e comentários que prejudiquem a sua imagem.

E não é de mais salientar que o uso incorreto pode culminar em demissão, muitas vezes até por justa causa, há casos desse tipo registrados em diversos países.

Então, como tudo na vida, policie-se para fazer o uso correto desse recurso que pode lhe trazer muita diversão, mas também algumas dores de cabeça.