Nos últimos anos houve um forte crescimento na venda de computadores, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas, em 2010 eram 78,2 milhões de computadores no país, e devendo chegar a 100 milhões agora em 2012. Some-se a isso a expansão que vem ocorrendo também no acesso à internet, com investimentos do governo para popularizar a banda larga, inclusive com iniciativas de diversos órgãos em disponibilizar acesso gratuito a rede através de sistemas sem fio (Wi-Fi), como o caso do projeto Cidade Digital em Feira de Santana e em outros semelhantes espalhados pelo Brasil inteiro.
Toda essa estrutura e mudança de paradigmas têm feito com que mais pessoas entrem para o chamado “mundo digital” e juntamente para as tão disseminadas redes sociais, são dezenas delas; Orkut, Facebook, Google+, Twitter, etc.
O que colocamos nelas toma proporções imensuráveis. Uma foto comprometedora, um comentário mal feito, uma informação equivocada, enfim, tudo é motivo para ameaçar a sua reputação pessoal e principalmente profissional. Nesse contexto, é importante sabermos utilizar a ferramenta de forma adequada, para que não comprometa o esforço de se construir uma imagem e reputação profissional que seja projetada para a sociedade e empresas.
Algumas dicas a seguir para na fazer feio na rede;
- Coloque nas redes sociais somente aquilo que você falaria em público, ainda que tenha um perfil profissional e outro pessoal.
- Não comente assuntos do trabalho (empresa, chefe, colegas), nem faça criticas por maio desses espaços.
- Fique de olho também nas redes de seus amigos, pois eles podem postar fotos e comentários que prejudiquem a sua imagem.
E não é de mais salientar que o uso incorreto pode culminar em demissão, muitas vezes até por justa causa, há casos desse tipo registrados em diversos países.
Então, como tudo na vida, policie-se para fazer o uso correto desse recurso que pode lhe trazer muita diversão, mas também algumas dores de cabeça.