Motivação

Introdução

A motivação faz com que o conhecimento de questões teoricamente discutidas é também de relativo valor para o professor de classe, que lida com crianças vivas e que interagem dinamicamente, não apenas com seu ambiente escolar, mas também com culturas e personalidades estranhas.

A experiência feita com os alunos nos crê que o comportamento cotidiano é deveras complexos. A cada momento vários motivos estão atuando.Certos comportamentos permitem a satisfação simultânea de mais de um deles, mas nem sempre isso ocorre.

Motivação

Foi através de motivação que levou um grupo de internos á aprender a usar o raciocinio, observar e colocar suas ações em prática. Em um jogo de queimada ou qualquer atividade em que estas crianças fossem á quadra, levavam todos a loucura, pois os gritos, discussões, brigas se davam neste horário, e quando estudavam, não haviam atenção,professores não davam conta e não dão,pois não tem dinâmica para aplicar melhor dizendo eles não tem dominio com o mesmo.

Ao observar-los notei que não seria tão ruim colocar alguma coisa em prática para melhorar tanto em sala, quanto em sala de aula. Conversei com eles expondo que através do silêncio eles aprenderiam a observar e raciocinar, ganhariam jogos e seriam melhores na avaliação em sala de aula, alguns dispersos, por não ter atenção, então  elaborei na hora uma forma de ficar atentos.Fomos á quadra e começamos a jogar, quando um começava a falar parava o jogo e saia do jogo, havia reclamações, eu indagava o porque não havia prestado atenção no que havia explicado. Visto na complexidade da motivação.

“A vida social exige que o comportamento se sujeite a determinadas normas”

(Falcão, 1978 pg 56)

Com isso os meninos passaram a observar melhor o jogo e fazer também melhores jogadas, isso também ocorre na sala de aula, onde a atenção ficou melhor

Nesta disciplina constata que motivação é a raíz do desempenho de qualquer individuo, segundo Falcão, 1978, pg 6 diz:

Motivo, um impulso interna que , dirige e mantem o comportamento voltado para um objetivo

Nos desdobramos dos motivos, pude agrupar atividade física, mental e social, juntos em uma só atividade.

Considerações finais

O futuro professor deve obter uma compreensão correta dos principios psicológicos em que devem basear-se as atividaddes eficientes de sala de aula, devendo conhecer os fatos implicito.Procurar estar atento, pois alunos sabem talvez até mais que um professor devido ao conhecimento de vida diferenciado de outros colegas, isto seria um dos motivos em que o professor surgerisse aulas compartilhadas de conhecimentos.

Isto levaria o aluno a estar sempre motivado, para frequentar a escola e gostar de estar na sala de aula.