Segundo dados publicados pelo IBGE através de pesquisa feita pelo Censo 2010, o perfil do brasileiro tem mudado.
Os dados indicam que cresceu o número de brasileiros que optam por morar sozinhos, chegando a mais de 6 milhões o quantitativo de pessoas que vivem sem companhia.
Esse número corresponde a cerca de 12% dos domicílios particulares do país, sejam eles imóveis alugados, próprios ou em outras condições.
Cuidados ao Morar Sozinho
Como toda mudança, o fato de morar só requer alguns cuidados. Com essa nova forma de vida, aumentamos nossa dependência de tecnologias nos refrigeradores e micro-ondas, que estão cada vez mais modernos.
Com a correria do dia a dia, muitas vezes não temos tempo para cozinhar e buscamos formas rápidas e econômicas de manter nossos alimentos.
A Importância da Conservação dos Alimentos
Optando pelo fast food como principal fonte de alimentação, precisamos redobrar a atenção com a conservação desses alimentos para evitar desperdícios e riscos, principalmente no uso de micro-ondas para aquecê-los.
Assim, seguem algumas dicas para melhorar a qualidade das refeições e economizar.
- Conserve bem seus alimentos: Evite jogar dinheiro fora. Em dias mais quentes, aumente a potência do termostato da geladeira e nos mais frios, diminua. Dessa forma, você economiza energia e preserva os alimentos.
- Disposição correta dos alimentos na geladeira: Carnes e derivados de leite devem ficar no congelador; frutas, legumes e verduras na gaveta; e ovos, doces, manteiga e maionese na parte intermediária.
- Evite desperdícios: Ajuste o timer do refrigerador para ajudar a conservar melhor os alimentos, principalmente quando passa muito tempo fora de casa.
Diminuindo os Riscos no Uso do Micro-ondas
O micro-ondas é indispensável para quem mora sozinho, mas requer alguns cuidados:
- Evite recipientes plásticos: Aquecer alimentos em plásticos pode liberar dioxina, que é cancerígena.
- Use prato giratório: Como as ondas de calor saem de um único ponto, o prato giratório evita que os alimentos aqueçam desigualmente ou quebrem.
- Cuidado ao aquecer água: Esquentar água no micro-ondas aumenta o risco de explosão.
- Use recipientes apropriados: Prefira vidros temperados ou porcelanas para aquecer alimentos. Troque o micro-ondas ou as borrachas da porta a cada quatro anos, pois as borrachas desgastadas deixam de conter as micro-ondas.
Leia Também: Como trabalhar no Mercado Livre fazendo entregas – Passo a passo