Mudança de Hábitos Requer Cuidados

Segundo dados publicados pelo IBGE através de pesquisa feita pelo Censo 2010, o perfil do brasileiro tem mudado. Os dados indicam que cresceu o número de brasileiros que optam por morar só, chegando a mais de 6 milhões o quantitativo de pessoas que moram sozinhas. Número este que corresponde a cerca de 12% dos domicílios particulares do país, sejam eles imóveis alugados, próprios ou em outras condições.

Como toda e qualquer mudança, o fato de morar só requer alguns cuidados. Com esta mudança de hábitos criamos uma dependência ainda maior da automação usada nos refrigeradores e micro ondas que estão cada vez mais modernos, pois com o corre-corre do dia a dia, na maioria das vezes não podemos “perder tempo” em um fogão, e nem muito menos desperdiçar dinheiro, estragando comidas.

Sendo assim fazemos do Fast – Food (comida rápida) a nossa principal fonte de alimentação, exigindo uma atenção redobrada na hora da conservação destes alimentos, o que nos leva a outra preocupação, que é com os riscos de acidentes com micro ondas, afinal de contas é nele que aquecemos as comidas, em especial.

Desta forma, sem tempo para nos dedicarmos aos afazeres domésticos, valem algumas dicas que podem ajudar no cotidiano para que possamos ter mais qualidade nas refeições, e para evitarmos os gastos desnecessários, diminuindo assim os riscos de uma vida “solitária”.

Portanto aqui vão algumas dicas:

Conserve bem seus alimentos

– É importante não jogar dinheiro no lixo. Em dias mais quentes aumente a potência do termostato e nos mais frios a diminua, assim você pode economizar energia e não estragar comida.

– Outra coisa importante é sobre a disposição dos alimentos dentro de sua geladeira: carnes e derivados de leite devem ficar no congelador; frutas, legumes e verduras devem ficar sempre na gaveta; ovos, doces, manteiga, maionese e coisas parecidas, devem ficar sempre na parte intermediaria do refrigerador.

Como você passa pouco tempo em casa, e vive correndo, para que não haja desperdícios, eis uma medida simples, mas que pode lhe ajudar muito, ajustar o timer de seu refrigerador.

Diminuindo os riscos – Como o uso de micro-ondas é algo quase imprescindível para quem mora só, é preciso tomar alguns cuidados.

– Em primeiro caso: não use vasilhas plásticas para aquecer alimentos, isto pode provocar a liberação da dioxina que é cancerígena;

– Outra precaução é com o prato de micro-ondas que deve ser giratório, pois, como as ondas de calor emitidas pelo forno e saem de um único ponto, se ele for um prato fixo pode quebrar ou explodir.

– Esquentar água no micro ondas não é aconselhável, pois aumenta o risco de explosão;

– Sempre use vidros temperados ou porcelanas para esquentar algo, e se possível troque o seu micro ondas, ou as borrachas da porta de quatro e quatro anos. Pois as borrachas que são responsáveis por conter as micro-ondas de calor após este período já não às conterão mais.