Perspectivas de Atuação na Educação a Distância

Com o mundo globalizado, as pessoas estão cada vez mais atribuladas seja por questões profissionais ou pessoais e isso as impedem de avançar em seus estudos. E, como atualmente otimizar o tempo é fundamental, têm despertado o interesse das pessoas por alternativas funcionais mesmo no campo educacional. Diante disso, a procura por cursos de ensino a distância cresceu rapidamente.

Ensinar a distância é perfeitamente possível e precisamos perceber que essa prática já faz parte do nosso dia-a-dia. Quando lemos um livro, assistimos um filme e utilizamos a internet, por exemplo, já estamos aprendendo a distância. É apenas uma questão de tempo para que seja internalizado pelas pessoas que esse conceito já é um fato.

A procura por esses cursos educacionais a distância, faz com que seja rompida as barreiras da distância e também garante o acesso das pessoas à grandes instituições de ensino ou até mesmo à cursos específicos que estão disponíveis somente em outras Cidades, Estados ou em outros países.

Considerando que hoje já temos uma grande demanda para o ensino a distância, torna-se grande a oportunidade de atuação nesse segmento de mercado e, a medida em que há uma grande demanda, ocorre a falta de profissionais. É claro que isso aumenta cada vez mais o numero de profissionais interessados em atuar nesse segmento.

Hoje, no Brasil, ainda existe um certo preconceito com relação ao ensino a distância mas é preciso dismistificar que o ensino a distância é precário e mudanças terão que ocorrer na formação dos profissionais.

O mercado pede uma mudança no comportamento dos profissionais e a qualificação é o que vai diferenciar profissionais e instituições, sendo o profissional um grande agente de mudanças na sua história.