São Paulo: Onde a modernidade se mistura com o nativo

São Paulo é uma grande metrópole que mantém os costumes mais antigos e a modernidade mais ousada. Não poderia ser diferente na cidade que ganhou o apelido de “Nova Iorque Latino Americana”. Aqui as antigas fazendas cercadas por árvores de fruto são o pano de fundo sobre o qual se edificam arranha-céus e onde se concentra o poder econômico do país.

Ao encontro da arte e tradição

A Avenida Paulista é o ponto de partida obrigatório, o principal centro comercial da cidade onde você pode rapidamente se envolver no ritmo frenético urbano. Se trata de uma rua enorme de oito vias que percorre edifícios modernistas e arranha-céus interrompidos por lojas de aparência exclusiva. Bem aqui você vai encontrar o Museu de Arte, um dos mais importantes espaços culturais do país. Suas paredes estão decoradas com obras de pintores como Botticelli, El Greco, Rembrandt, Goya e Van Gogh.

Caso ainda não tenha satisfeito sua sede de cultura, no Museu de Arte Moderna lhe aguardam as cores de Miró, Chagall e Picasso, enquanto no Museu da Casa Brasileira você vai encontrar uma primorosa coleção de móveis do século XVII. Porém, o Mercado Municipal com suas emblemáticas janelas góticas se encarregará de mostrar as verdadeiras raízes de São Paulo. Se você fechar os olhos, o cheiro da fruta irá transportá-lo até uma plantação tropical. Então é hora de provar o bacalhau ou o bolo de limão. Certamente você vai repetir.

Para observar o movimento da cidade de uma outra perspectiva, você só terá de subir para o piso 36 da Torre do Banespa. Quando foi construído, em meados dos anos 50, era o edifício mais alto da América Latina e até hoje sua silhueta imitando as formas do Empire State continua causando admiração.

Em busca de relaxamento

Bem no centro da cidade você poderá encontrar lugares para relaxar com um halo quase surreal, como o bonito mosteiro de São Bento onde, todos os domingos, os monges cantam cantos gregorianos. O Parque Dom Pedro II ou Parque da Sé com suas palmeiras e sua jóia particular, a Catedral da Sé, convida a sentar em seus bancos enquanto se olha a azáfama urbana. Quando a noite cai nada melhor do que saborear o churrasco no emblemático Fogo de Chão e depois acabar no All of Jazz, que apresenta ao vivo os melhores artistas do panorama brasileiro. Sua atmosfera intimista com uma reminiscência bem leve do passado permitirá a você viver uma noite mágica.

Lembre-se que nesta cidade você encontrará inúmeras acomodações, mas como se trata de uma das cidades mais vibrantes da América Latina, o melhor é reservar com antecedência um dos hotéis em São Paulo  a fim de encontrar uma opção a sua medida.