Seja você também um técnico de segurança do trabalho

O profissional da área de Segurança do Trabalho que deseja ter sucesso neste segmento de atividade tem que se lapidar, no seu dia-a-dia com persistência, aliado a disciplina organizacional.

O profissional desta área em sua atuação diária, ele irá interagir com os diversos níveis de hierarquia das empresas. A gestão de pessoas é primordial, ele estará interagindo com pessoas a todo o momento em sua jornada de trabalho. A relação interpessoal com todos os departamentos da empresa é de suma importância. Além de todo Conhecimento, Habilidade e Atitude terá que ter competências nas áreas Técnicas, Humanas e Conceituais, agregando cada vez mais conhecimentos e ferramentas que possam ser utilizados.

O Técnico de Segurança do Trabalho na organização estará à frente de vários projetos, tudo que for relacionado não somente a segurança, entre eles:

  • Segurança, saúde e medicina do trabalho;
  • Gestão ambiental;
  • Analisar, identificar e mapear o grau de risco;
  • Elaborar e criar ferramentas para reduzir ou finalizar condições inseguras;
  • Adequar, controlar e fazer o uso dos equipamentos em geral;
  • Assegurar o cumprimento das Normas Regulamentadoras Legais e das normas e procedimentos internos;
  • Acompanhar e realizar inspeções, orientar e re-orientar, promover campanhas e treinamentos nas atividades de segurança do trabalho;
  • Elaborar as estatísticas mensais de acidentes do trabalho;
  • Desenvolver as atividades do cargo dentro dos princípios e normas da qualidade, buscando atender os clientes internos e externos, entre outros.

 

No campo da empregabilidade o profissional formado terá uma área de atuação ampla. Em geral ele atuará em: empresas comerciais e industriais, hospitais, construção civil, empresas de segurança e serviços (patrimonial, carro forte, escolta, portaria e limpeza) fábricas de alimentos, grandes empresas estatais, de petróleo, mineradoras e de extração em geral. Podendo atuar em empresas agro-industriais e na área rural. A profissão é garantida por Lei, e está entre uma das mais procuradas nos cursos técnicos oferecidos no Brasil. É inquestionável a importância desta profissão.

Na era da globalização e da informação, há mudanças constantes nas tendências técnicas e conceituais e a também a competitividade acirrada no meio corporativo.

Este profissional terá que buscar qualificação e aperfeiçoamento constantemente através do processo de ensino-aprendizagem.

A área de atuação do Técnico de Segurança do Trabalho é ampla, e a exigência crescente do mercado é contínua. Hoje, em todo segmento o profissional tem que investir em sua própria carreira em cursos pertinentes a sua área, e se avaliando com ferramentas importantes como a ANÁLISE SWOT (ou FOFA, como é conhecida no Brasil), analisando os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades e ter consciência das competências que devem ser melhoradas.

Através desta autogestão o profissional estará com foco nas ações e nas soluções dos problemas da organização, utilizando-se dos seus conhecimentos técnicos, acadêmicos e empíricos e conseqüentemente reduzindo os riscos inerentes ao ambiente de trabalho.

A tarefa do Técnico de Segurança do Trabalho é árdua e difícil, incutir ou modificar a cultura ou política de uma empresa ou alterar o pensamento do empresário, na obtenção da segurança para os colaboradores, não é nada fácil, são inúmeras dificuldades e obstáculos encontrados. E estas dificuldades não são só aqui no Brasil, mas também nos países desenvolvidos as estatísticas diariamente indicam níveis de acidentes de trabalho altíssimo.

Enquanto a classe empresarial estiver vendo a segurança dos colaboradores da sua empresa como o INIMIGO NÚMERO UM EM GASTOS, e enquanto os COLABORADORES não se conscientizarem dos benefícios da sua segurança no local de trabalho, este índice estatístico, infelizmente não sofrerá alterações.

TRABALHAR COM SEGURANÇA E VOLTAR PARA CASA, NÃO TEM PREÇO

A conscientização dos empresários e trabalhadores só acontecerá com um trabalho dinâmico do Técnico de Segurança do Trabalho e através de medidas técnicas, educacionais, médicas, psicológicas, agregadas a palestras, reciclagens, treinamentos, seminários, networks e cursos de aperfeiçoamento e especialização.

As escolas técnicas estão com ótimos cursos na área de segurança do trabalho e o alto nível pedagógico de ensino-aprendizagem, e também no que diz respeito a toda infra-estrutura em sala de aula, laboratórios e bibliotecas contando com um grande acervo de livros específicos da área.

A direção destes Institutos de ensino tem a preocupação de preparar e dar todo subsídio para que este profissional quando estiver em campo esteja preparado para as diversidades que irá encontrar no seu dia-a-dia.

MAS ESTE PROFISSIONAL TAMBÉM TEM QUE FAZER A SUA PARTE, BUSCANDO SE ATUALIZAR E PESQUISANDO CONSTANTEMENTE. EXISTE ESPAÇO PARA TODOS, E NINGUÉM SABE TUDO, O CONHECIMENTO É INFINITO.

UMA HOMENAGEM AOS ALUNOS, E AOS FUTUROS ALUNOS DA FOYER ESCOLA TÉCNICA.