O profissional da área de Segurança do Trabalho que deseja ter sucesso neste segmento de atividade tem que se lapidar, no seu dia-a-dia com persistência, aliado a disciplina organizacional.
Interação e Gestão de Pessoas
O profissional desta área em sua atuação diária irá interagir com os diversos níveis de hierarquia das empresas. A gestão de pessoas é primordial, ele estará interagindo com pessoas a todo o momento em sua jornada de trabalho.
A relação interpessoal com todos os departamentos da empresa é de suma importância. Além de todo Conhecimento, Habilidade e Atitude terá que ter competências nas áreas Técnicas, Humanas e Conceituais, agregando cada vez mais conhecimentos e ferramentas que possam ser utilizados.
Responsabilidades do Técnico de Segurança do Trabalho
O Técnico de Segurança do Trabalho na organização estará à frente de vários projetos, tudo que for relacionado não somente a segurança, entre eles:
- Segurança, saúde e medicina do trabalho;
- Gestão ambiental;
- Analisar, identificar e mapear o grau de risco;
- Elaborar e criar ferramentas para reduzir ou finalizar condições inseguras;
- Adequar, controlar e fazer o uso dos equipamentos em geral;
- Assegurar o cumprimento das Normas Regulamentadoras Legais e das normas e procedimentos internos;
- Acompanhar e realizar inspeções, orientar e re-orientar, promover campanhas e treinamentos nas atividades de segurança do trabalho;
- Elaborar as estatísticas mensais de acidentes do trabalho;
- Desenvolver as atividades do cargo dentro dos princípios e normas da qualidade, buscando atender os clientes internos e externos, entre outros.
Ampla Área de Atuação
No campo da empregabilidade o profissional formado terá uma área de atuação ampla. Em geral ele atuará em:
- Empresas comerciais e industriais,
- Hospitais,
- Construção civil,
- Empresas de segurança e serviços (patrimonial, carro forte, escolta, portaria e limpeza),
- Fábricas de alimentos,
- Grandes empresas estatais, de petróleo, mineradoras e de extração em geral.
Além disso, ele poderá atuar em empresas agro-industriais e na área rural. A profissão é garantida por Lei, e está entre uma das mais procuradas nos cursos técnicos oferecidos no Brasil. É inquestionável a importância desta profissão.
Qualificação Constante
Na era da globalização e da informação, há mudanças constantes nas tendências técnicas e conceituais e também a competitividade acirrada no meio corporativo. Este profissional terá que buscar qualificação e aperfeiçoamento constantemente através do processo de ensino-aprendizagem.
Exigências e Ferramentas de Autogestão
A área de atuação do Técnico de Segurança do Trabalho é ampla, e a exigência crescente do mercado é contínua.
Hoje, em todo segmento, o profissional tem que investir em sua própria carreira em cursos pertinentes à sua área, e se avaliando com ferramentas importantes como a ANÁLISE SWOT (ou FOFA, como é conhecida no Brasil), analisando os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades e ter consciência das competências que devem ser melhoradas.
Através desta autogestão o profissional estará com foco nas ações e nas soluções dos problemas da organização, utilizando-se dos seus conhecimentos técnicos, acadêmicos e empíricos e conseqüentemente reduzindo os riscos inerentes ao ambiente de trabalho.
Desafios na Cultura de Segurança
A tarefa do Técnico de Segurança do Trabalho é árdua e difícil. Incutir ou modificar a cultura ou política de uma empresa ou alterar o pensamento do empresário na obtenção da segurança para os colaboradores não é nada fácil, são inúmeras dificuldades e obstáculos encontrados.
E estas dificuldades não são só no Brasil, mas também nos países desenvolvidos, onde as estatísticas diariamente indicam níveis de acidentes de trabalho altíssimos.
Mudança de Mentalidade: Segurança como Prioridade
Enquanto a classe empresarial estiver vendo a segurança dos colaboradores como o INIMIGO NÚMERO UM EM GASTOS, e enquanto os COLABORADORES não se conscientizarem dos benefícios da sua segurança no local de trabalho, este índice estatístico, infelizmente, não sofrerá alterações.
Importância da Conscientização e Treinamento
TRABALHAR COM SEGURANÇA E VOLTAR PARA CASA, NÃO TEM PREÇO
A conscientização dos empresários e trabalhadores só acontecerá com um trabalho dinâmico do Técnico de Segurança do Trabalho e através de medidas técnicas, educacionais, médicas, psicológicas, agregadas a palestras, reciclagens, treinamentos, seminários, networks e cursos de aperfeiçoamento e especialização.
Estrutura e Infraestrutura das Escolas Técnicas
As escolas técnicas estão com ótimos cursos na área de segurança do trabalho, alto nível pedagógico de ensino-aprendizagem, e uma infraestrutura adequada em salas de aula, laboratórios e bibliotecas com um grande acervo de livros específicos da área.
A direção destes Institutos de ensino tem a preocupação de preparar e dar todo subsídio para que este profissional, quando estiver em campo, esteja preparado para as diversidades que irá encontrar no seu dia-a-dia.
Atualização Constante do Profissional
MAS ESTE PROFISSIONAL TAMBÉM TEM QUE FAZER A SUA PARTE, BUSCANDO SE ATUALIZAR E PESQUISANDO CONSTANTEMENTE. EXISTE ESPAÇO PARA TODOS, E NINGUÉM SABE TUDO, O CONHECIMENTO É INFINITO.
Homenagem aos Alunos
UMA HOMENAGEM AOS ALUNOS, E AOS FUTUROS ALUNOS DA FOYER ESCOLA TÉCNICA.