Na era pré-Internet, ter visibilidade era muito importante para as empresas.
Visibilidade é a capacidade de uma empresa de ser vista, de ser encontrada entre outras similares, diferenciando-se e sendo lembrada. Uma expressão resumia a situação.
Para ser o mais lembrado era necessário ser o “top of mind”, ou seja, estar entre os primeiros a serem lembrados no momento de encontrar um produto ou serviço.
A Transformação com a Internet
Provavelmente uma das grandes mudanças promovidas pela Internet nos últimos 15 anos foi que o público deixou de ser passivo e passou a ser ativo, na busca por informações sobre soluções de seus problemas, necessidades ou desejos.
Os motores de busca ou buscadores – com Google na cabeça – colocam diante dos olhos dos consumidores as empresas que se posicionam melhor nas páginas de resultados.
Ainda que a visibilidade continua e continuara sendo muito importante, de “top of mind” passamos para o “top of search”.
Dito de uma forma simples: Quando os consumidores buscam no Google, Yahoo ou Bing, utilizando expressões relacionadas com a necessidade específica, ter visibilidade significa ter um conexão da empresa com as soluções para esta necessidade do consumidor, nas primeiras posições da página de resultados.
O Papel do SEO na Visibilidade
Mas... como fazer para estar ali, nos primeiros lugares?
A técnica ou conjunto de técnicas que possibilitam ter acesso aos primeiros lugares chamam-se Search Engine Optimization ou otimização (do site) para os motores de busca.
Porém, estar nos primeiros lugares não é o único fator de visibilidade.
Graças à proliferação de opiniões, comentários e avaliações de produtos e serviços que são diariamente postados na Internet, nós, os compradores, obtemos maior informação antes de decidir onde e o que comprar. O boca a boca sempre foi a melhor maneira de transmitir conhecimentos e experiências, de forma que sentimos empatia diante das avaliações feitas pelas pessoas sobre um problema similar ao nosso.
Interação Social como Fator de Visibilidade
A facilidade e rapidez com que hoje se pode ter acesso a este tipo de conteúdo (por celular, computador e tablets, com acesso à Internet) faz com que não seja mais um transtorno informar-se sobre qualquer produto, serviço (ou mesmo uma pessoa), antes de comprar ou entrar em contato.
Este fator também começa a ser valorizado em técnicas de marketing, como o posicionamento em buscadores, onde gigantes como o Google avaliam de forma positiva os sites, produtos ou serviços que possuem avaliações, comentários ou opiniões, possibilitando a uma interação social entre os consumidores.
É hora de propor levar mais empresas dos modelos comerciais tradicionais (off-line) para o mundo real atual (Internet); devemos aumentar a visibilidade de nossa empresa, produtos ou serviços, bem como facilitar a interação com os usuários para ter visibilidade no novo contexto.