Na era pré-Internet, ter visibilidade era muito importante para as empresas.
Visibilidade é a capacidade de uma empresa de ser vista, de ser encontrada entre outras similares, diferenciando-se e sendo lembrada. Uma expressão resumia a situação. Para ser o mais lembrado era necessário ser o “top of mind”, ou seja, estar entre os primeiros a serem lembrados no momento de encontrar um produto ou serviço.
Provavelmente uma das grandes mudanças promovidas pela Internet nos últimos 15 anos foi que o público deixou de ser passivo e passou a ser ativo, na busca por informações sobre soluções de seus problemas, necessidades ou desejos.
Os motores de busca ou buscadores – com Google na cabeça – colocam diante dos olhos dos consumidores as empresas que se posicionam melhor nas páginas de resultados.
Ainda que a visibilidade continua e continuara sendo muito importante, de “top of mind” passamos para o “top of search”.
Dito de uma forma simples: Quando os consumidores buscam no Google, Yahoo ou Bing, utilizando expressões relacionadas com a necessidade específica, ter visibilidade significa ter um conexão da empresa com as soluções para esta necessidade do consumidor, nas primeiras posições da página de resultados.
Mas... como fazer para estar ali, nos primeiros lugares?
A técnica ou conjunto de técnicas que possibilitam ter acesso aos primeiros lugares chamam-se Search Engine Optimization ou otimização (do site) para os motores de busca.
Porém, estar nos primeiros lugares não é o único fator de visibilidade.
Graças à proliferação de opiniões, comentários e avaliações de produtos e serviços que são diariamente postados na Internet, nós, os compradores, obtemos maior informação antes de decidir onde e o que comprar. O boca a boca sempre foi a melhor maneira de transmitir conhecimentos e experiências, de forma que sentimos empatia diante das avaliações feitas pelas pessoas sobre um problema similar ao nosso.
A facilidade e rapidez com que hoje se pode ter acesso a este tipo de conteúdo (por celular, computador e tablets, com acesso à Internet) faz com que não seja mais um transtorno informar-se sobre qualquer produto, serviço (ou mesmo uma pessoa), antes de comprar ou entrar em contato.
Este fator também começa a ser valorizado em técnicas de marketing, como o posicionamento em buscadores, onde gigantes como o Google avaliam de forma positiva os sites, produtos ou serviços que possuem avaliações, comentários ou opiniões, possibilitando a uma interação social entre os consumidores.
É hora de propor levar mais empresas dos modelos comerciais tradicionais (off-line) para o mundo real atual (Internet); devemos aumentar a visibilidade de nossa empresa, produtos ou serviços, bem como facilitar a interação com os usuários para ter visibilidade no novo contexto.