Será que existe anjo da guarda?

A palavra Anjo = ser celestial, mensageiro, isto quer afirmar que anjo da guarda etimologicamente vem do hb.malak, e do gr.angelus, mensageiro. Cada servo de Deus, possui segundo alguns seguimentos do Cristianismos, um anjo especialmente designado para guardá-lo e serví-lo.

Os que defendem esta tese, citam as seguintes passagens: Mt.18:10 e At.12:15. Todavia, se ambos os versículos forem devidamente analisados, chegaremos à conclusão que, a bem da verdade, não há o que se convencionou chamar de Anjo da guarda.

De conformidade com tal ensinamento, o “anjo da guarda” fica permanentemente ao nosso lado; de nossa volta não arreda pé, nem aceita outra missão. Mas não é isto o que vemos, por exemplo, na segunda passagem citada. Em Atos dos Apóstolos, capítulo 12 e versículo 10, observamos que, tão logo o anjo coloca Pedro em segurança, aparta-se do apóstolo. E o texto é mais do que elucidante: “…e logo adiante o anjo apartou-se dele”.Vê-se, por conseguinte,que o agente celestial permaneceu ao lado de Pedro apenas o tempo suficiente para livrá-lo do caráter.

Mais adiante, está registado uma observação que, a rigor ,não pode ser emprestada para fortalecer quaisquer pontos doutrinários por representar apenas o registro de uma crença oriunda do rico folclore judaico. Quando Pedro bateu à porta da casa onde os irmãos estavam reunidos, ficaram tão atônitos que disseram: “É o seu anjo”, por não haverem acreditado estar o apóstolo já livre da prisão. Encerrando esta postagem concernente a pígrafe, verifica-se que há de interpretar o Livro dos Salmos no 34:7. Inspirado pelo Espírito Santo, garantiu o Rei Davi: “o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem,e os livra”. Nesta declaração, extraíamos esta paráfrase: “O anjo do Senhor monta acampamento para estar sempre pronto a socorrer os que temem a Deus”. Conforta-nos, pois, saber que há um grande exército de seres angelicais presto a intervir em nosso favor, não estamos a sós!

Autor: Prof.: mestre em educação

EDNILSON SIMEI MACIEL DE MORAES

BLOG :ednilson-simei.blogspot.com (PEDAGOGOS EM AÇÃO_

ednilsonsimei.blogspot.com (O PERFIL CRISTÃO)