Cursos na Italia para quem deseja abrir um negocio no setor da gastronomia

Os segredos da culinária e do setor gastronômico italianos

Cursos com mestres estrelados para quem deseja se tornar um profissional em qualquer parte del mondo.

Por toda parte existem escolas de cozinha italiana. Porém, quem quer não só aprender a cozinhar pratos tradicionais, mas também se tornar um profssional da gastronomia italiana, como empresário ou gerente, como pode aprender os segredos desse setor? Para responder a tal pergunta, nasceu Alimenta Itália. Primeira Work Academy destinada a quem deseja tornar um restauranter ou abrir uma sorveteria, confeitaria ou padaria em típico estilo italiano, é localizada em Lodi, na Itália, e aberta a estudantes de todo o mundo. A partir de setembro de 2012, partem os cursos voltados seja para os oriundos do setor que para novatos que queiram encontrar um novo emprego ou criar um business através da excelência da cultura culinária italiana.

Estabelecida em uma das mais importantes zonas agroalimentares da Itália, a cerca de 30 km de Milão, Alimenta Itália conta com o apoio do Parque Tecnológico Padano de Lodi, onde está localizada a sua sede, do Conselho Nacional de Pesquisa, do Consórcio Italbiotec, da Prefeitura Municipal de Milão e de empresas e institutos de prestígio como CASTAlimenti.

O corpo docente é composto por profissionais da mais alta qualificação – chefs estrelados, campeões italianos, experts em inovação de produtos e processos: Roberto Carcangiu, Giunetto Cardelli, Diego Crosara, Piergiorgio Giorilli, Gianluca Guagneli, Pierpaolo Magni, Igignio Massari, Raimondo Mendolia, Francesco Palmieri, Achille Zoia e muitos outros formam uma equipe excepcional.

Quatro são disciplinas de especialização: massa-gastronomia, pão-pizza, sorvete, doces. O percurso formativo é ágil, inovador e operativo. Os cursos – com número limitado de participantes – são intensivos e duram de 5 a 10 dias, sendo seguidos por um programa de treinamento à distância que consiste em e-learning e atividade de coaching, através da qual o estudante é seguido passo a passo em sua carreira. São disponíveis lições em italiano, inglês ou outros idiomas que interessem grupos.

Destinados à formação teórica e prática, os 1.000 m2 de laboratórios especializados de Alimenta Italia são munidos máquinas e equipamentos técnicos e didáticos de vanguarda. Sob a guia de grandes mestres, os participantes aprendem a conhecer produtos e matérias-primas, experimentam técnicas de preparação de pratos e possíveis erros na execução destes, têm contato direto com modernos instrumentos e metodologias para preparar as mais importantes iguarias italianas, seguindo altos padrões de qualidade e receitas originais. São também aprofundados temas como a organização da cozinha e a racionalização dos processos de produção; as fontes de fornecimento de matérias-primas; as propriedades organolépticas e nutricionais dos ingredientes e a relação com a saúde; os custos de abastecimento de produtos e de execução dos pratos.

Alimenta Itália oferece orientação de caráter econômico para quem deseja começar ou dinamizar um negócio, além de contatos com fornecedores e outras facilidades. Para aqueles que querem melhorar as próprias habilidades, ampliar o menu e o serviço propostos ao público ou dar uma nova identidade a um estabelecimento, a excelência da cozinha italiana pode funcionar como uma saída para inovar uma atividade comercial. Ou ainda para quem está cansado do tipo de trabalho que realiza, está desempregado e quer entrar de novo em campo abrindo uma sorveteria, uma pizzaria, uma confeitaria ou um restaurante, Alimenta Itália oferece a oportunidade e o know how criar novas empresas no setor gastronômico.

A partir de 22 de outubro de 2012 começaram os cursos em língua estrangeira.

Para outras informações e inscrições:

www.alimentaitalia.org

telefone: +39 0371 092002

email: info@alimentaitalia.org

ALIMENTA ITALIA – Via A. Einstein – Loc. Cascina Codazza – c/o Parco Tecnologico Padano – 26900 Lodi (LO)