Acorde de Empréstimo Modal

(Estudo realizado sobre o livro: Harmonia e Improvisação de Almir Chediak)

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A palavra modal vem de modo. Modo é a maneira de como os tons e semitons são distribuídos entre os graus da escala.

Acordes do modo (tonalidade) menor usados no modo (tonalidade) maior paralelo e vice-versa, são denominados acordes de empréstimo modal AEM.

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É raro encontrar, na progressão harmônica de uma musica, mais de dois acordes seguidos de AEM, na maioria das vezes, se tem modulação para a tonalidade paralela.

Os acordes de empréstimo modal, AEM podem ser derivados de qualquer outro modo (dórico, lídio, frigio, mixolidio, etc.).

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Tonalidade homônima ou paralela é quando temos tonalidades diferentes pra a mesma Tonica. Por ex, A tonalidade paralela de Dó maior é Dó menor e vice-versa.

Exemplo de acorde de empréstimo modal AEM.

______AEM______________AEM______AEM__AEM
I7M___bVII7M_I7M_IV7M_IVm7_I7M__bIII7M _bII7M
|: C7M | Bb7M | C7M | F7M | Fm7 | C7M | Eb7M | Db7M 😐

Os acorde Bb7M (bVII7M) e Db7M (bII7M) não fazem parte dos acorde diatônicos em nenhuma das tonalidades, logo, será de empréstimo modal em ambas as tonalidades. Esses dois acordes são derivados do VIIm7(b5) e Iim7(b5), respectivamente, com a fundamental abaixada em meio tom. Pode-se dizer, também, que esses acordes são emprestados do modo dórico e frigio, respectivamente.

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