Smartphones chamam a atenção para o seu design elegante e pizzazz multimédia, mas são seus sistemas operacionais que lhes dão sua genialidade.
O sistema operacional determina características de um telefone, desempenho e segurança, fornecendo APIs para aplicações adicionais e ganchos técnicos para gerenciar tudo.
É por isso que os profissionais de IT dão mais atenção ao software por trás do que ao hardware ao fazer compras para esses dispositivos pelas centenas ou milhares.
Comparação de Sistemas Operacionais
Compare smartphones, cinco sistemas operacionais - BlackBerry, Linux, Palm, Symbian e Windows Mobile, cada um com seus pontos fortes e fracos - são responsáveis por grande parte do mercado de smartphones.
A inauguração da Apple no iPhone, embalando uma versão suavizada do Mac OS X, gera um contendor sexto na mistura. A análise a seguir irá ajudar as organizações a resolver as suas opções, concentrando-se na sua adequação para as empresas.
Música e mensagens de texto são muito bem para o conjunto de adolescentes, mas como são bons esses dispositivos em processamento de texto, planilhas e execução de aplicações de negócios?
Smartphones como Computadores Móveis
Smartphones estão se tornando computadores móveis, carregados com acesso à Web, calendários, e-mail e dezenas de outras opções.
O desafio é selecionar um telefone que atenda às necessidades dos trabalhadores móveis, sem se tornar um pesadelo para o suporte de IT.
Segurança como Prioridade
Quando comprar celulares, a segurança é o primeiro critério para qualquer hardware que a Planned Parenthood Federation of America padroniza.
Planned Parenthood usa pessoalmente um dos dois smartphones: BlackBerry da Research In Motion, ou Audiovox XV6700 com Windows Mobile.
O BlackBerry se destacou por sua forte segurança e e-mail, enquanto o Windows Mobile oferece a melhor integração com o servidor do Exchange da Planned Parenthood.
Avanços das Operadoras e Demanda por Smartphones
As transportadoras top dos EUA - Cingular, Verizon Wireless e Sprint - têm feito progressos ao longo do ano passado, atualizando suas redes para suportar serviços de dados em alta velocidade.
A T-Mobile está investindo 2,7 bilhões de dólares em sua infraestrutura. Essas atualizações tornam mais viável para os "guerreiros da estrada" o acesso a aplicações enquanto estão em movimento.
Crescimento nas Vendas de Smartphones
A demanda por acesso sem fio para aplicações de negócios está impulsionando as vendas de smartphones.
No primeiro semestre de 2006, 38,5 milhões de smartphones foram vendidos no mundo, um aumento de 75% em relação ao mesmo período do ano anterior. Mais de 200 milhões de dispositivos serão lançados anualmente até 2009, segundo a In-Stat.