Ar condicionado Bi-Split/tri split: Uma boa e má opção

Os condicionadores de ar bi ou tri splits são muito práticos e baratos. Você economiza comprando um bi ou tri do que comprando três aparelhos individuais. Mas isso nem sempre é uma boa escolha. Como o compressor é mais potente, ele gasta muito mais energia do que três aparelhos individuais com a classificação A. Se der pane no compressor, em vez de apenas um local ficar sem refrigeração, todos os locais onde foram instalados a evaporadora (unidade interna) estarão sem refrigeração, causando um desconforto maior.

Dependendo da situação, você economiza muito mais comprando três aparelhos individuais do que comprando um bi ou tri-splits. A conta de energia no decorrer do tempo pode tirar essa diferença, sendo que com a tri-split você poderá gastar muito mais com a conta de energia e tendo maior prejuízo a longo prazo. É claro que cada caso é um caso. Muitas vezes a pessoa é obrigada a colocar um ar condicionado tri-split por falta de espaço para colocar a condensadora. Geralmente isso ocorre com uma empresa que tenha muitas salas para serem refrigeradas, mas pouco espaço para a condensadora, sendo obrigada a colocar um bi ou tri-split.

Em uma residência (que não esteja incluída no caso citado acima (pouco espaço para a condensadora)) não é aconselhável colocar uma bi-split. Lembrando sempre que é preciso chamar pessoas capacitadas para realizar o serviço para dar o melhor direcionamento. Veja se o técnico realmente é de confiança e tire todas as suas dúvidas com ele. Sempre há casos e casos. Em algumas residências, como apartamento, as vezes o melhor a se fazer é instalar uma bi-split.

Para mais informações:

www.congear.com.br