Como clarear os dentes

Qualquer pessoa tem possibilidade ter seus dentes clareados, desde que os mesmo sejam inteiros, com poucas restaurações.

Procedimentos de clareamento:

• Técnicas caseiras usando soluções químicas.
• Maneiras utilizadas no consultório com o auxílio de luz para aquecer ou laser.

Ambas possuem capacidade para realizar o clareamento. O que as distingue é o tempo que é levado para terminar uma técnica ou outra.
O clareamento caseiro leva mais tempo para ser realizado, contudo é menos agressivo ao dente. Quanto menos tempo demoram as técnicas, maiores são os efeitos colaterais. Este efeito, normalmente é o aumento da sensibilidade dos dentes.
Em função de obter um sorriso mais bonito, é empregada uma técnica de clareamento via laser. A parede bucal é protegida por uma máscara emborrachada com pequeninos furos, os quais permitem somente os dentes acessíveis. Depois, é aplicado um creme à base de peróxido de hidrogênio a 35%, o qual é um grande despigmentante. O laser é utilizado dente a dente usando uma espécie de caneta com extremidade luminosa. A luminosidade ativa o creme, o qual retira os pigmentos internos e externos.
O clareamento pode ser efetuado a cada dois ou 3 anos.

Como funciona o clareamento dos dentes?

Os reagentes dos géis oxidantes penetram na superfície do esmalte e da dentina, liberando gás oxigênio o qual, por sua vez, destrói as partes dos pigmentos geradores das manchas.

Como posso clarear meus dentes?

Os dentes podem ser clareados utilizando-se cremes ou pastas oxidantes (liberadores de oxigênio) das formas a seguir:

1. Em um consultório: o dentista isola o dente fazendo uso de uma proteção emborrachado para proteger as genvivas e utiliza um creme oxidante forte. O clareamento dental usando laser consiste na ativação do composto clareador sobre o dente de uma maneira mais rápida que a tradicional, com a possibilidade de obter o resultado aguardado em apenas uma aplicação.

2. Em casa (caseiro): o paciente, sob a coordenação do dentista, leva um gel oxidante fraco, em função de utilizar diariamente em casa.

Boas dicas Rio Dente – Dentista no Rio de Janeiro:

No período do tratamento, o que devo e não devo fazer?

Deve ser feito:

• Executar as recomendações do profissional responsável.
• Remover o aparelho para clareamento 1 hora antes das refeições e reiniciar uma hora após.
• Observar os dentes diariamente no espelho, visando monitorar o progresso do procedimento.
• Guardar o dispositivo, caso seja necessário complemento.

Não pode ser feito:

• Fumar durante o tratamento.
• Tomar café, chás, vinho tinto, refrigerantes em quantidade.
• Fazer a escovação dos dentes logo depois de remover o dispositivo.
• Emprestar o dispositivo para outras pessoas.