Conversa de homem x Conversa de mulher

Conversa de homem x Conversa de mulher

Homens e mulheres são diferentes em diversos aspectos. Nesse artigo abordarei o aspecto do diálogo, sobre como homens e mulheres se comunicam de formas diferentes e quais são os possíveis problemas que isso pode causar e as soluções para tais conflitos.


As diferenças:
Que as mulheres falam mais que os homens isso já é de conhecimento público a muito tempo. O que provavelmente muita gente ainda não tenha se dado conta é que existem diferenças nas formas de se comunicar e de ouvir o que o outro quer dizer.

A conversa feminina:
As mulheres basicamente ao conversar estão em busca de aprofundar laços afetivos, a mulher conversa com o objetvo de estreitar o relacionamento e criar mais intimidade.

A conversa masculina:
Já os homens, em sua maioria, ao conversar têm como ojetivo transmitir uma mensagem, passar algum recado. O homem ao dialogar é mais objetivo.

O problema:
Existem muitas diferenças entre os sexos, e é muito bom que seja assim, pois somente dessa forma temos a grandiosa possibilidade de crescimento pessoal ao nos relacionarmos com o outro.
Entretanto para que exista crescimento e não agressões, como infelizmente na maioria das vezes ocorre, é necessário que saibamos das diferenças que há entre nós para que assim possamos encontrar uma forma de viver em plenitude e satisfação em nossos relacionamentos.
Muitos podem ser os conflitos gerados por essas diferenças, e lamentavelmente as pessoas têm muita criatividade na hora de criar problemas e pouca habilidade para resolvê-los.
Por exemplo, ao chegar em casa o homem quer descansar e a mulher quer interagir e conversar. O lar para o homem é um local de descanso, é onde ele não precisa estar preocupado em formular os argumentos corretos afim de ser bem sucedido em suas colocações, lembrando que em geral o diálogo masculino é mais objetivo e tem como principal foco transmitir alguma mensagem, para o homem a conversa não é uma diversão, como nós mulheres na maioria das vezes encaramos.
Então o homem chega em casa e quer relaxar, não quer trabalho. E a mulher ao chegar em casa, ou ao receber o marido, quer se relacionar, ela quer conversar, perguntar como foi o dia, e como o parceiro se sente, quer saber como foi a volta para casa, quais são as expectativas para o dia seguinte, enfim ela faz várias perguntas afim de manter o diálogo pelo maior tempo que for possível. E nessa situação o homem se sente muito incomodado já que ele quer um pouco de paz e dessa forma está se sentindo em um interrogatório, e com a finalidade de encerrar a conversa o quanto antes, para poder enfim relaxar, dá respostas curtas para não estender muito a conversa, e então é vez da mulher se sentir ameaçada, na cabeça dela ele não quer conversar porque não a ama mais, não quer aprofundar o relacionamento e por aí vai…
Percebe o problema? Os dois estão corretos de seu ponto de vista, mas muitas vezes não enxergam o ponto de vista do outro e então muitos relacionamentos vão as ruínas.

Soluções:
No caso do exemplo acima a mulher deve respeitar o momento de descanso do marido e permitir que ele relaxe por algum tempo após o dia de trabalho, permita que ele faça as coisas que são do agrado dele, ler, ver TV, ou seja lá o que for.
Já o homem nessa situação deve respeitar as necessidades de dialogar de sua esposa, e depois de seu descanso dedicar tempo para ao ouvi-la e para falar com ela.
Enfim, como sempre digo o casal deve encontrar um meio termo, encontrar o ponto de equilíbrio entre o que é bom e agradável para ambos. Combinem como será os momentos a dois, mas não torne as coisas uma obrigação, tornem os momentos a dois cada vez mais relaxante e reconfortante, e só assim ambos encontraram os prazeres da vida conjugal.

Acredite no Amor e Viva o seu Melhor!!
Pâmi Garcia