Festival Lollapalooza de São Paulo: Onde vibra a cultura underground

O rock alternativo se une à atuação, dança e pintura para dar lugar a um festival muito original: o Lollapalooza. De fato, a própria palavra significa “algo incomum e extraordinário”. Focado na cultura alternativa e underground dos anos ’90, este festival foi um dos responsáveis pela difusão e êxito do estilo grunge.

Um olhar para o passado

As origens do Lollapalooza remontam aos Estados Unidos, quando Perry Farrell, o cantor do Jane’s Addiction, teve a ideia de organizar um festival que expressasse o melhor da cultura juvenil daquele tempo. Em 1991 foi realizado por primeira vez, mas ao contrário de outros festivais que tinham uma sede fixa, esta celebração foi concebida de forma itinerante.

O festival se moveu da Costa Lesta à Costa Oeste dos Estados Unidos e chegou inclusive até o Canadá. Esta versatilidade não apenas facilitou a participação de grupos famosos como o Red Hot Chili Peppers e o Green Day como também lhe permitiu chegar a muitas pessoas. Assim, o Lollapalooza alcançou fama mundial em muito pouco tempo.

Entretanto, depois de seis edições anuais, seu criador e organizador o largou de mão, e por isso o festival caiu no esquecimento. Em 2003 seu espírito renasceu como a Ave Fênix, e este ano o festival se transporta até São Paulo.

Lollapalooza em São Paulo

O festival ocorreu entre os dias 7 e 8 de abril de 2012, e contou com vários palcos que abrangem uns 120 mil m2. Foram habilitados três grandes cenários ao ar livre, dos quais um foi dedicado completamente à música eletrônica e outro ao estilo alternativo. Como novidade, esta edição contou com um cenário para os pequenos, o Kidzapalooza.

Neste Lollapalooza se apresentaram grupos como o Arctic Monkeys e o Foo Fighters, mas uma das maiores atrações foi a atuação de Jane’s Addiction. Entretanto, desta vez não teve espaço só o rock e o hip hop, mas também outros gêneros musicais como o Indie e o reggae. É claro que se você deseja participar do festival de 2013 será melhor que já comece a reservar as entradas e os hotéis em São Paulo, já que certamente a cidade receberá uma grande afluência de fãs. Nas páginas web das principais cadeias de hotéis do Brasil você encontrará uma infinidade de ofertas para o festival.

Confira mais em http://www.lollapaloozabr.com/

Add Comment