INCLUSÃO SOCIAL

Risonete de Mendonça Souza*

ANÚNCIO

www.risonetemendonca@yahoo.com.br

O presente artigo visa propor a contribuição na discussão do alto índice de evasão escolar, por motivo da falta de recurso financeiro das famílias, e da exclusão no mercado de trabalho àqueles que não têm acesso a cursos profissionalizantes.

ANÚNCIO

O Pro-Jovem Trabalhador

O Ministério do Trabalho e Emprego e o Governo criaram um projeto de inclusão social, o Pro-Jovem Trabalhador.

Esse programa é destinado à capacitação e inclusão no mercado de trabalho de jovens e adultos entre 18 e 29 anos que ainda não concluíram o ensino fundamental e estejam desempregados ou com renda per capita de meio salário mínimo. O objetivo desse programa é dar conhecimento e oportunidade para todos, ofertando uma bolsa de custo para que o jovem se mantenha na sala de aula.

ANÚNCIO

Impactos do Programa

Diante de tantas consequências irreparáveis para a vida profissional do jovem que não tem instrução escolar nem qualificação em determinadas áreas, esse programa veio para minimizar ou servir de paliativo aos danos que sempre pesam na hora de uma seleção em concurso ou entrevista de emprego, por ser uma conclusão de ensino acelerado.

Pesquisas demonstram que existem jovens que fizeram parte desse programa e que já estão inclusos no mercado de trabalho. Alguns jovens entrevistados declararam que, com a ajuda do projeto, suas vidas e as de suas famílias mudaram para melhor.

Antes, não tinham opções nem expectativas, por serem semi-alfabetizados e não terem condições de frequentar a escola devido à necessidade de contribuírem com a renda familiar.

Continuidade dos Estudos

Jovens que ainda não foram incluídos no mercado de trabalho comentaram que recebem do Governo uma bolsa de ajuda de custo, que permite contribuir com a renda familiar sem precisar abandonar a sala de aula para buscar trabalho informal. Eles estão dando continuidade aos estudos e até fazendo cursos profissionalizantes para garantir uma vaga no mercado de trabalho.

Temas Abordados no Programa

A sistemática do programa de aceleração para alunos com atraso escolar traz um avanço. É necessário que todas as etapas do projeto, que incluem os temas: jovem e mundo, direitos humanos, juventude e meio ambiente, solidariedade, leis trabalhistas, economia e qualificação social, sejam rigorosamente cumpridas tanto pelos professores e alunos quanto pelas instituições de ensino, que devem oferecer suporte para que os alunos não se sintam incapazes de alcançar suas metas.

Autoria
Pedagoga e Pós-Graduanda em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA.