O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA CONTRA AS DROGAS

ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL LEOBERTO LEAL - EJA

Paulo Marcelo Paulek

POR UMA PERSPECTIVA SOCIAL

DE LÍNGUA PORTUGUESA

CONTRA AS DROGAS

BLUMENAU

2010

INTRODUÇÃO:

Vivemos em uma época que tudo está direcionado contra as drogas, no entanto é inevitável e quase impossível conter o aumento de pessoas dependente das drogas.  O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples.  Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos, e os adolescentes são os mais vuneráveis. Pois estão em um momento de mudanças em seu corpo e tudo para eles é muito atrativo, eles são corajosos sempre querendo demonstrar que podem e querem ser diferente dos outros e neste momento que eles são pegos de surpresas.
Fazem-se necessárias neste momento muitas ações que possam conter está massa de adolescentes destemidos e sem preocupação com o futuro. Uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e conseqüências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.   O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.

JUSTIFICATIVA:

O presente projeto tem por objetivo através da Língua Portuguesa, mostrar aos alunos que as drogas é um caminho sem volta e que destrói vidas. E que muitas vezes é tarde tentar recuperar o tempo perdido. E vemos como importante iniciativa falar abertamente sobre as drogas e de trocar e adquirir informações sobre o assunto. Engana-se quem acha que adolescentes aparentemente sem problemas nunca experimentaram drogas. Por isso é importante informar os alunos sobre este vício nescrupoloso. Todos nós sabemos que adolescência é um momento em que a pessoa enfrenta períodos diferente divergências, onde as emoções e as contradições andam juntas e todo e qualquer cuidado são sempre muito importantes. E a droga funciona como um remédio para todos e tudo onde a pessoa encontra todas as repontas muitas vezes imaginadas. Falar sobre drogas, porém, não basta. É preciso mostrar que a droga é algo que vai estragar com próprio corpo e acabar com a família. É através de ação que vemos que podemos mudar este dilema quase inrreversivel.

OBJETIVOS:

Fazer com que os alunos fiquem sensibilizados sob a importância contra as drogas, Desenvolver a espontaneidade e a auto-estima dos alunos para facilitar que eles entendam realmente que as drogas é um assunto que pode modificar e muito suas vidas. E trabalhar com debates em sala de aula, juntamente com divulgação de ações contras as drogas, com a elaboração de faixas, cartazes, planfletos e estudos de buscas históricas sobre os tipos de drogas que estão em nossa sociedade. Ajudar o grupo a repensar sua atitude diante da questão das drogas. O que queremos é mostrar para os alunos é que eles podem ser as pessoas que podem fazer as diferenças, ou seja jogar a responsabilidade para os alunos, eles serão os motivadores para os outros alunos e colegas, os alunos gostam de desafios e nada mais importante que deixar eles fazer as ações para seus próprios colegas. Claro tudo dentro de uma orientação das atividades e elaboração das tarefas seremos pessoas para orientar-los.

MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS :

Primeiramente colocaremos o objetivo do trabalho e após esta explicação, procuraremos separar o conteúdo em que os alunos deverão pesquisar sobre as drogas e suas causas. As classes envolvidas trabalharão individualmente e em grupos para pesquisas e debates. Utilização intensiva do Laboratório de Informática para a execução de cartazes, murais e pesquisas. Os alunos usarão a Internet para comentar e conversar e debates que serão feitos na sala de aula.

DESENVOLVIMENTO:

Pesquisas históricas;

Conversas informais;

Debates;

Produção de cartazes planfletos;

Elaboração de atividades relacionadas com o assunto como redação, perguntas; e texto que evolvem o assunto drogas;

Divulgação dos trabalhos na escola com apresentações e exposição dos mesmos;

PARTICIPAÇÃO :

Alunos e professores.

OBEJTIVOS ESPECÍFICOS;

A prevenção e a conscientização.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

Papel, cartolina, tesoura, fita crepe cola;

Retroprojetor;

Grampeador;

CRONOGRAMA:

Início do Projeto: Março Abril, Maio.
As ações serão contínuas durante todo o ano letivo e deverão ser repetidas a cada ano.

TRABALHOS EM GRUPO:

Após cada atividade, acontecerão trabalhos em grupos como discussões e elaboração de relatório sobre o tema específico.

AVALIAÇÃO:

A avaliação deverá acontecer durante todo o processo de realização do projeto, através da observação dos alunos durante o desenvolvimento dos trabalhos é importante salientar que o empenho individual também é muito importante, também com as atividades elaboradas e apresentadas conforme o cronograma.


RESULTADOS ESPERADOS:

Com este projeto, esperamos que as pessoas se tornem mais conscientes sobre os as causas das drogas à vida humana e que devem sim, buscar sempre formas de melhorar a sua qualidade de vida. E que os alunos não se deixem levar por um mero produto chamado droga, pois seu nome já justifica sua qualidade negativa.

Artigo anteriorDecisão quase impossível
Próximo artigoCompostagem
Paulo Marcelo Paulek
Paulo Marcelo Paulek, sou formado em Letras Português e Espanhol, casado, uma filha maravilhosa. Gosto de escrever sobre vários assuntos, procuro a leitura como uma forma de tentar entender a nossa sociedade, em uma abordagem crítica em que todos somos vigiados o tempo todo, copiamos a idéiais, e falamos discursos de outros.

Não há posts para exibir