O Pedagogo Empresarial

Vivemos o tempo todo passando por constantes mudanças e muitas vezes temos que nos adaptar a novas alternativas que vão surgindo a partir de uma necessidade da sociedade.

ANÚNCIO

A Deficiência de Pessoas Qualificadas no País

No que diz respeito a educação, a "coisa" não fica muito diferente. Temos um país hoje completamente deficiente de pessoas qualificadas, seja pelo acelerado crescimento que obteve o país nesses últimos anos, seja por qualquer outro motivo.

A realidade é que nem sempre encontramos colaboradores aptos para desenvolverem determinadas atividades dentro de uma empresa.

ANÚNCIO

O Surgimento do Pedagogo Empresarial

E é justamente a partir desta necessidade que vem surgindo o "Pedagogo Empresarial". Ora, se Pedagogia é a arte e a ciência da educação e o pedagogo é a pessoa responsável pela educação, quem mais estaria apto a "descascar este pepino"?

A Visão Tradicional do Pedagogo

O Pedagogo era (e por muitas pessoas ainda são) um profissional que tinha competência apenas para educar crianças das séries iniciais e suas atividades não poderiam ultrapassar os muros escolares.

ANÚNCIO

O que mais me surpreende é que até os próprios pedagogos acreditam nisso, não estou querendo generalizar, mas uma grande parte desses profissionais encontram-se perdidos quando se trata em se tornar um Pedagogo Empresarial.

A Questão da Escola como Empresa

Não fica claro quais são as suas funções dentro de uma empresa e daí surge um questionamento: Será que uma escola também não é uma empresa? Lembro-me que isso sempre foi um questionamento intrigante em minha sala de aula quando cursava minha graduação em Pedagogia.

Uns defendiam essa hipótese e outros negavam até a morte esta comparação, tornando até um daqueles assuntos que são considerados proibidos de falar, tipo religião, futebol e política.

A Educação Como Parte do Cotidiano

O que podemos ver diante disto é que não se trata de um juízo de valor, mas sim de fatos que tornam esta ideia verídica. Não só a escola também é uma empresa, como também é bem verdade que os pedagogos podem atuar e com grande êxito fora das escolas.

A educação acontece de várias maneiras o tempo todo em nosso cotidiano, seja de maneira formal ou informal, inclusive dentro de organizações não escolares, e é justamente aí que entra o papel do pedagogo nas empresas.

O Papel do Pedagogo nas Empresas

O pedagogo torna-se peça principal para promover a educação num país tão carente de educação como o Brasil. Uma das responsabilidades que considero primordial a um pedagogo empresarial é a responsabilidade pela disseminação da missão, visão e valores da empresa, bem como da cultura organizacional.

A Motivação dos Colaboradores

É notório que os profissionais sentem-se cada vez mais motivados quando têm a consciência de que fazem parte do sucesso ou do fracasso da empresa, de que fazem parte do processo. Que através deles a empresa vai se diferenciando umas das outras, tornando-se mais ou menos competitivas.

O Valor das Universidades Corporativas

As empresas do século XXI começam a observar a importância dos seus colaboradores engajados nos projetos organizacionais, e a partir disso vão surgindo cada vez mais as universidades corporativas e a valorização do capital humano.

Dentro desta perspectiva, o pedagogo empresarial ganha destaque e pode estar desenvolvendo projetos que promovam a mudança de comportamento, gerando satisfação aos colaboradores, o que consequentemente irá melhorar a produtividade dos mesmos, e todos saem ganhando: empresa e colaborador.

O Desafio de Causar Mudanças no Comportamento

Talvez o maior desafio do pedagogo empresarial seja o de causar mudanças no comportamento dos colaboradores, alinhar os objetivos individuais de cada colaborador aos objetivos da empresa.

Tarefa que por muitas vezes não é fácil, porém não é impossível. Para isto, é preciso muita dedicação, perseverança e principalmente uma quebra de paradigmas por parte da sociedade, mas principalmente por parte dos pedagogos.