Salvando vidas

Todos nós já vimos acidentes acontecerem e, normalmente, ficamos sem saber o que fazer.

Os primeiros socorros ou o atendimento pré-hospitalar, em quase todos os casos de acidentes, ajudam no desfecho final do tratamento hospitalar.

Após os acidentes, as vítimas ficam em choque, em dificuldades, nervosas, e nesse momento precisam da ajuda de terceiros, para acalmá-las, confortar e prestar um primeiro socorro, podendo ser uma ação individual, ou em mais pessoas.

Em casa, na rua ou no local de trabalho, um atendimento de emergência bem feito pode salvar vidas. Desta forma, é necessário que todos nós tenhamos formação adequada de primeiros socorros. Infelizmente este conhecimento não se faz presente nos currículos escolares e universitários brasileiros.

Por outro lado, existem opções de se adquirir este conhecimento através de escolas especializadas. Um exemplo é a GENAC – Gerenciamento Nacional de Apoio Civil (www.genac.org.br), uma entidade sem fins lucrativos que transmite seus conhecimentos para os alunos, a fim de formá–los e capacitá-los como socorristas confiantes e determinados, podendo atender vítimas de forma imediata.