“Este é tempo de divisas, tempo de gente cortada... É tempo de meio silêncio, de boca gelada e murmúrio, palavra indireta, aviso na esquina.” — Carlos Drummond de Andrade
Não parece que estamos falando de algo que ocorre hoje? Esta descrição parece ressoar com o contexto atual, embora Drummond se refira ao período de 1964 a 1989.
A "Herança Maldita" do Socialismo Brasileiro
Os socialistas brasileiros parecem ter herdado uma espécie de “herança maldita”. Aprenderam com os ditadores: arrochar salários, manipular manchetes, cometer crimes, e, talvez o pior, mentir.
Estaria essa conduta enraizada em uma síndrome ainda desconhecida por nossos sociólogos? Será que o poder corrompe a ponto de destruir ideais?
Os mesmos que lutaram por uma sociedade mais justa parecem agora enriquecer usando o sofrimento como justificativa para astronômicas indenizações pelo que sofreram nos tempos da repressão.
Entraram para a política, enriqueceram, fizeram acordos, manipularam os três poderes, enquanto a imprensa, mesmo com liberdade limitada pela dependência de propaganda estatal, é vista como uma possível salvação para os cidadãos de bem.
Conscientização e a Força do Povo
A conscientização é fundamental. Somente com um povo politicamente maduro e consciente deixaremos de ter espaço para oportunistas que exploram um povo humilde, mal esclarecido e faminto, oferecendo-lhes migalhas como uma educação precária e condições sub-humanas.
Esse ciclo é mantido pelos que preferem a ignorância do povo para que o quadro insustentável continue: sem segurança, sem educação, sem moradia e sem perspectiva de melhora.
Mas seguimos em frente. Todo ano tem carnaval e, a cada quatro anos, eleições.
Leia Também: Publicidade ou Gestão em Redes Sociais