Decoração, as cores e suas influências

Para atrair os animais na pesca, os homens detinham a habilidade de usar as cores e a partir daí em todas as religiões e culturas do mundo elas passaram a ser grandes influentes.

Aonde se tem relatos de estudos das cores a mais tempo é na Índia e na China e sua aplicação se dá como energias que influenciam a vida das pessoas em todos os aspectos.

No ocidente, a religião foi a pioneira empregando o uso das cores na coloração das roupas definindo as hierarquias que existiam no cristianismo.

Aristóteles de que sem conhecimento, foi o primeiro a produzir uma teoria sobre esse assunto. Ele afirmava que as cores eram propriedades dos objetos assim como o peso e a textura mas Leonardo da Vinci foi quem refutou essa idéia afirmando que elas seriam propriedades da luz. Mas foi Issac Newton quem revolucionou as teorias sobre a luz e suas composições com experimentos. Pesquisadores contemporâneos acrescentaram os aspectos psicológicos envolvidos nas cores, dizendo que a cor é vista, sentida e construtiva ou seja, impressiona a retina, provoca uma emoção e constrói uma linguagem que nos diz alguma coisa respectivamente.

Levando em conta as pesquisas recentes dos profissionais das áreas de laborais, ergonomia e psicologia a aplicação dos esquemas das cores é algo indispensável. E com isso, os profissionais do escritório de Arquitetura Fersant conscientes de que antes de elaborar um projeto decorativo cromático para o ambiente, é necessário antes conhecer as necessidades do espaço e os resultados psicológicos relacionados de quem vai ocupar o espaço. Hoje, infelizmente vemos projetos espacial e luminotécnico eficientes, mas não há uma preocupação com o uso das cores.

O eficiente uso das cores podem causar reações psicológicas como bom humor, motivação e satisfação, menor fadiga visual, aumento do desempenho, facilidade de conservação e limpeza, redução no índice de acidentes. Se deseja transmitir a imagem de organização aos clientes, amigos, as cores são uma ferramenta muito importante.

Antes de planejar a composição cromática de um espaço o Arquitetura Fersant destaca alguns aspectos considerados.

1. No que diz respeito à percepção tátil, cores quentes parecem mais fofas e macias, e cores frias causam a sensação de dureza. Na percepção de tempo, experiências mostram que em ambientes com cores quentes o ser humano subestima a passagem do tempo, enquanto nos ambientes com cores frias o tempo é superestimado.

2. As cores escuras criam a sensação de aproximação, enquanto as claras aparentam aumentar a amplitude. As cores quentes (aquelas associadas ao sol e ao fogo – amarelo, vermelho e laranja) aproximam e aumentam os objetos, diferentes das cores frias (associadas à água e ao céu – azul, verde e violeta), que dão a impressão de distanciar-se e reduzem as dimensões aparentes dos objetos.

3. Em relação à percepção gustativa e olfativa, verifica-se que os vermelhos, laranjas, amarelos e verde-claros são cores apetentes, diferentes de púrpura, mostarda e tons de cinza, que são menos desejáveis. Esses dados são importantes para o correto planejamento das compensações visuais, no caso de haver problemas com ruídos em diversos tipos de ambiente. Pesquisas realizadas por psicólogos da Gestalt concluíram que sons altos e fortes fazem com que os olhos fiquem mais sensíveis ao verde que ao vermelho.

4. Em se tratando do significado das cores, observa-se:

Vermelho: desperta entusiasmo, dinamismo e ação. Se usado em excesso, pode irritar e despertar violência.

Amarelo: é uma cor de vivacidade e luminosidade, sugere proximidade. Se usado em excesso, pode se tornar cansativo.

Rosa: aquece, acalma e relaxa. Está associada a feminilidade e delicadeza.

Violeta: sugere proximidade e contato com a espiritualidade. O excesso torna o ambiente desestimulante. Assim como ocorre com o vermelho, com o azul-escuro e com o verde-escuro, não é recomendado o uso do violeta em grandes áreas.

Verde: sugere tranquilidade. Em tom claro, transmite sensação de paz e bem-estar. Tons escuros podem deprimir.

Azul: na cultura ocidental está associado a fé, confiança, pureza. O azul-escuro dá sensação de frieza e formalismo.

Laranja: cor estimulante e de vitalidade, relacionada a ação, entusiasmo e força.

Finalmente, A Arquitetura Fersant recomenda que as composições cromáticas acima dos efeitos estéticos deve priorizar a funcionalidade da cor escolhida pois hoje se a permanência por longo período em ambientes cujas as cores não atendeu aos efeitos desejáveis pode ter influências em estado de estresse e depressão.

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