O SWU e o Desenvolvimento de Hotéis Sustentáveis

Na última década as iniciativas em prol de causas ambientais se tornaram mais evidentes em nossa sociedade. O Protocolo de Quito e a Conferência de Copenhague são alguns exemplos de grandes tratados que pretendem fazer com que os países diminuam a emissão de gazes tóxicos na atmosfera.

Diante de iniciativas como esta, a responsabilidade parece estar mais nas mãos dos líderes mundiais do que nas dos cidadãos. Por isso o SWU (Starts With You – Começa com você) surgiu. Para dizer às pessoas que elas também tem responsabilidades e que muita coisa está ao seu alcance.

A maioria das pessoas já conhecem algumas formas de preservar recursos naturais e poluir menos, só falta mais incentivo e iniciativa: Tente usar somente a quantidade de água necessária, economize energia elétrica, separe o lixo, nunca jogue lixo no chão, entre outras atitudes simples de aplicar no cotidiano.

Outra dica interessante é na hora de viajar. O ecoturismo procura preservar reservas naturais que são frequentemente visitadas por pessoas que devem causar o mínimo de impacto no local. Mas a responsabilidade ambiental também está presente nas grandes cidades. Os hotéis em São Paulo e Florianópolis estão cada vez mais investindo em sustentabilidade. Vale a pena levar em conta este fator na hora de fazer uma reserva.