Queimaduras: não se assuste!

Mesmo com todos os cuidados que tomamos com as crianças, é bom estarmos preparados para alguma emergência. Um tropeço, um arranhão, ou até mesmo uma queimadura, são acidentes que podem acontecer a qualquer momento.

Todos nós sabemos que com fogo não se brinca… Porém, seja dentro ou fora de casa, não temos como controlar os pequenos a todo tempo. Por isso, é importante conhecermos um pouco sobre “primeiros socorros” e termos um kit guardado em local de fácil acesso.

As crianças necessitam de mais proteção do que os adultos, já que têm a pele mais fina e ainda não entendem os riscos que correm nesses casos. Queimaduras leves podem começar a ser tratadas em casa. Mas um médico sempre indicará o certo a se fazer, principalmente em casos mais sérios – quando, por exemplo, a ferida apresentar bolhas.

O primeiro passo, caso atinja o que a criança estiver vestindo, é retirar toda a sua roupa; em seguida, com auxílio de gaze estéril e água fria, é preciso umedecer a região queimada por apenas alguns minutos. É importante não expor a ferida à água corrente – como, por exemplo, no chuveiro. Isso pode irritar ainda mais a pele.

Embora possa perder calor, é aconselhável não tampar o ferimento. Pomadas e cremes também não são indicados nessas situações. Sendo assim, para aliviar a dor e evitar infecções, utilize o spray antisséptico (linha de produtos da Nexcare), que também ajuda na cicatrização.

Então, não se esqueça: gaze e spray antisséptico são indispensáveis em um kit de “primeiros socorros”. Lembrando que também é sempre importante manter a calma e não assustar seu pequeno, pois ele precisa controlar o nervosismo nessas situações para que todos os cuidados sejam realizados adequadamente.

Em nosso site você também encontra um guia de primeiros socorros: http://bit.ly/KqoN63